top of page

Unidade 8

Miúdos felizes Huddle

CONCLUSÃO

Durante todo o curso foi possível ver e entender a ética em diversos contextos, vamos fazer uma breve retomada?

Ética vem do grego que quer dizer costumes. Pudemos entender que a ética está presente o tempo todo na nossa vida, desde reflexões simples do dia a dia até sobre opiniões de assuntos mais complexos como, por exemplo, a pena de morte.

É junto a família que o indivíduo aprende as primeiras noções de ética moral, cultural e de caráter pessoal, ampliando sua individualidade como ser único no espaço que habita.

A ética social confronta a ética individual, a fim de vivermos em sociedade devemos adequar nossos valores morais pessoais em conformidade com o meio social.

Entende-se que a ética está inserida nas relações humanas em sociedade envolvendo o sentimento de justiça social, respeito mútuo e valores. 

É na escola onde lapidamos nossa identidade e nos tornamos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres. Cabe ao professor ensinar, através de exemplos, situações e leitura pertinente os alunos, levando a compreender tal importância.

Percebemos que no ambiente profissional a ética está ligada a área de atuação de cada indivíduo. Conforme vimos, desde o mais remoto passado, a profissão traz em si, peculiaridades a ela intrinsecamente ligadas, assim, precisamos conhecer o que se espera daquele profissional e as normas da Instituição que trabalhamos.

Para exercer sua cidadania de forma plena é necessário participar da vida política, seja por meio de filiação de partido, ou apenas fazendo uma leitura consciente e critica, que envolva várias perspectivas, considerando os assuntos de maior importância para o desenvolvimento do Estado Brasileiro antes de simplesmente se fechar em uma opinião vazia.

Um cidadão esclarecido será capaz de escolher melhor, assim, é muito importante, que todos saibam o poder do voto, o poder de eleger alguém que terá autoridade e os instrumentos necessários para defender os interesses da maioria da sociedade.

O voto é vital, e por isso, não pode ser vendido, pois seria como vender sua própria voz, e a sua fonte de manifestação como cidadão, e quando já se tem ciência dessa importância é extremamente necessária que haja a propagação para aqueles que não estão conscientes dos seus direitos e deveres como cidadãos. Não basta apenas ser um eleitor ético, deve-se querer e agir para que haja uma sociedade inteira ética.

episódio final

©2018 by eticapravida. Proudly created with Wix.com

bottom of page