Nesta Unidade:
Unidade 3

A Ética pessoal
O termo ética não é algo estático que não sobreviveu ao tempo, pelo contrário transformou-se com a evolução das civilizações. A ética na sociedade atual está de certa forma diretamente ligada ao maniqueísmo¹, que seria a ideia de bem ou mal, certo ou errado.
Ética está ligada à reflexão de formas de viver, saberes da vida social e convivência social. Segundo Pegoraro (2009), afirmou que a ética visa duas metas principais: a) superar os conflitos inerentes ao ser humano e à sociedade; b) dimensionar os comportamentos pessoais e coletivos no sentido da construção da vida feliz numa sociedade justa (Pegoraro, 2009, p12 e 13).

A Ética Social por sua vez tem como objeto de estudo o bem-estar social, focada mais no grupo aos invés do indivíduo através de códigos de conduta, um de exemplo de ética social seria nossa constituição, que contém um incontável número de regras com o objetivo de moldar os valores morais que cabem a todos seguir, para que o convívio social seja harmonioso.
A ética social fere diretamente a ética individual, então para convivermos em sociedade devemos abdicar de valores morais pessoais que podem ferir diretamente os valores morais dos grupos. Kant um dos filósofos que estudou sobre ética e a moral na sociedade deu-lhe um nome para o assunto, sendo ética normativa, que iniciou-se no iluminismo², quando os filósofos começaram a entender que as decisões morais deviam ser tomadas através da razão humana e não os valores vindo da religião. Mas o homem, sabia Kant, não é formado apenas de razão, pois ele possui também desejos, medos e interesses que interferem em suas decisões. Por isso, Kant acreditava que, em qualquer decisão, o homem deveria observar se sua ação pode ser universalizada, ou seja, aplicável a todos sem que ninguém seja prejudicado por ela. Se não puder ser universalizada, não se trata de uma ação moralmente correta.
Nos dias atuais é decretado por lei a liberdade de expressão, que é previsto que as pessoas possam explanar sobre qualquer ideia sem medos de represálias, o que na prática não ocorre devido a valores morais.
Você sabe a diferença entre moral e ética?
ep1




¹ - O maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Manes ou Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo.
² - Iluminismo é um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.